top of page

PROJETO GURIECO92

Durante a conferência da Eco-92, o Instituto de Tecnologia ORT participou do projeto GuriEco92uma das primeiras iniciativas desenvolvidas por escolas no Brasil a utilizar uma uma LP (linha privada). Desta forma, foi constituída uma rede mundial com a finalidade de trocar informações, promover debates e permitir a exposição de opiniões de jovens do mundo inteiro.



Os alunos do ORT participaram dos eventos da Eco-92 realizando entrevistas e relatando, diariamente, os acontecimentos para São Paulo, via BitNet. As informações e entrevistas eram obtidas diretamente nos locais onde a conferência estava sendo realizada e a escola paulista preparava, junto com seus alunos, boletins eletrônicos para serem enviados à rede num endereço BitNet/Inter-Net, traduzido para a língua inglesa e capaz de ser acessado em qualquer lugar do planeta.  

É importante ressaltar que na época ainda não existia a WEB, e portanto a internet só era utilizada para mensagens e transferência de arquivos. Desta forma, os jovens do resto do mundo recebiam as informações por meio de um listserv, e também podiam enviar suas opiniões e comentários, interagindo de forma inovadora com os jovens presentes na Eco-92.



Para visualizar a página BitNet onde foram postadas as mensagens e os artigos escritos pelos alunos do ORT e dos demais participantes do projeto, clique aqui.





 

Veja abaixo alguns artigos escritos pelos alunos do ORT na Eco-92:



GREENPEACE

    É uma organizacao não-governamental, que tem como objetivos a defesa do meio ambiente e a luta por uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas.
    A Greenpeace atua em vários países, elaborando  propostas e realizando ações que mobilizem a opinião pública. É uma associação independente pois não aceita doações de empresas, orgaãos governamentais e partidos políticos.
    Para a ECO 92, veio para o Rio de Janeiro o navio "Rainbow Warrior". Sua tripulação é composta basicamente por voluntários que se revezam de seis em seis meses. Entre eles estão dois brasileiros. Conversamos com um voluntário holandês chamado Jos van der Akker, que nos falou um pouco sobre
o Greenpeace. Ele disse que o objetivo da vinda do "Rainbow Warrior" para o Brasil durante a ECO foi a tentativa de conscientização das pessoas de todo o mundo sobre os problemas ambientais existentes. Eles vieram para cá aproveitando que todo mundo estaria voltando suas atenções para o Greenpeace passar informações e fatos verídicos para o povo, uma vez que a imprensa e as fontes oficiais de informação muitas vezes distorcem os fatos segundo seu próprio interesse.

Por: RENATA QUINTELLA, CLARISSE GROMANN, CAROLINA MARTINS, RAFAEL FELDMAN, DANIEL FELDMAN, PATRICK GOLSTMAN, JONES BERLOWITZ, JANETE COZER, FELIPE SAAD, MARIANA GUIMARAES, DANIELA FREYER, DAVIS BELACIANO, DAVID BARAF, MARCELO ELI SVED​



ÍNDIOS XAVANTES

    Hoje pela manhã no FÓRUM GLOBAL me deparei com um grupo de índios da tribo XAVANTES, que gentilmente me concederam uma entrevista.

    Perguntei a eles, o que esperavam da ECO-92, e em que esta poderia ajudá-los. O cacique da tribo me disse que se o governo se peocupasse mais com o meio ambiente os índios não teriam que enfrentar muito dos problemas que enfrentam hoje em dia, pois possuem um grande conhecimento sobre a fauna e flora e sobre seu verdadeiro habitat, as florestas e matas, podendo assim viver tranquilamente.
    Perguntei também se os índios não estavam perdendo sua cultura, se não estavam se assimilando ao homem branco. O mesmo cacique me respondeu que esse era o único jeito de pedir ajuda, de ser compreendido pelo homem branco.
    A presença desses índios no FÓRUM, se deve a uma conferência de todas as tribos indígenas, onde foi discutido todos os problemas dos índios, e onde foi lida uma carta pedindo ajuda dos governos para as questões dos índios. A conferência foi dirigida pelo cacique Juruna.
    Essa e uma boa oportunidade para que o mundo passe a preocupar com os problemas indígenas para que esse povo nao deixe de existir.

Por: JANETE COZER



ALBERT SASSON FALA PARA A GURI-ECO SOBRE BIOTECNOLOGIA

   O professor Albert Sasson, Diretor do Bureau de Programmation et Evaluation da UNESCO, autor de vários livros sobre biotecnologia, visitou ontem  a ECO-SALA do Instituto de Tecnologia ORT/RJ deixando uma menssagem para a GURI-ECO.

    Nela, o Prof. Sassodestaca a importância das biotecnologias, instrumento novo para o

conhecimento dos seres vivos e possibilidade importante de progresso econômico e social para os países em desenvolvimento, seja na agricultura, na alimentação, na saúde humana e animal, na bioenergia ou na luta contra a contaminação ambiental.

    Para o Prof. Sasson, boa pesquisa biológica leva ao desenvolvimento da bioindústria indispensável para o desenvolvimento econômico e social.

Por: CAROLINA MARTINS E MARIANA GUIMARÃES

COMENTÁRIO DO EX-ALUNO DANIEL FELDMAN SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NA ECO-92 PELO ORT:

Lembro de ter visto: muita propaganda religiosa, política, e pouca ecologia. Tenho a memória nítida de atravessar a Praia do Flamengo pela passarela e ver soldados, com aparelhos de comunicação imensos fazendo patrulha no local. O número de assaltos registrados na zona sul baixou de 20 por dia para 5 por dia durante a Rio-92. Mas realmente o que me marcou mais foi, ao me deparar com o estande da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), ter batido boca com um rapaz palestino vestido com roupa de beduíno (provavelmente também de 17,18 anos como eu), discutindo quem tinha direito pela terra de Israel. No meio da discussão, apareceu um rapaz Protestante, um pouco mais velho, super bem vestido, e começou a dizer que: "os Judeus têm direito a Israel porque Jesus isso, Jesus aquilo, e que todos deveríamos aceitar cristo"... o que fez com que eu o Palestino nos uníssemos (até nos abraçamos!) no debate contra o Protestante...
Me lembro também que havia muitos brasileiros atendendo a exposição que não falavam nenhum inglês, o que me colocou na situação, pela primeira vez na vida, de fazer tradução simultânea Inglês-Português e vice-versa .
Abraço,
Daniel

(15/06/2012)







bottom of page